A Superintendência de Trânsito e Transportes de Guarabira está disponibilizando ao cidadão o acesso ao sistema denominado eDAT - Declaração de Acidente de Trânsito Sem Vítimas. O sistema foi cedido pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, através de um acordo de cooperação técnica.


Por meio do eDAT, o cidadão poderá registrar a ocorrência no site da STTRANS (http://sttrans.guarabira.pb.gov.br/). Para registrar o sinistro, o usuário deverá estar envolvido, direta ou indiretamente, em um acidente de trânsito sem vítimas; ocorrido em locais dentro dos limites territoriais do município de Guarabira; fora das rodovias e estradas federais e que não se enquadre como acidente relevante.


De acordo com o superintendente da STTRANS, Gilberto Francisco Machado, o município de Guarabira vem acompanhando o que acontece nos grandes centros urbanos e o registro eletrônico tem o objetivo de auxiliar aqueles que trafegam pelas vias municipais, dando agilidade na resolução dos acidentes.


“É uma ferramenta nova que estamos disponibilizando. No Estado da Paraíba já está disponível na cidade de Campina Grande e agora em Guarabira...Estamos procurando inovar e oferecer ferramentas e serviços à população para facilitar a vida do usuário sem a necessidade de acionar a fiscalização e sem a necessidade de ter que ir à delegacia para registrar um boletim de ocorrência”, ressaltou.


Para acessar o eDAT, o usuário deve ter em mãos o documento de habilitação (CNH) e o certificado de registro e de licenciamento do veículo (CRLV). É obrigatório o fornecimento de endereço de e-mail e as informações serão de inteira responsabilidade do comunicante.